Noel Rosa vive em Vila Isabel

A presença de Noel Rosa é tão viva em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, que hoje ganha ares de lenda. O compositor morreu em 1937 mas está em todos os cantos do bairro que inspira boa parte de sua obra. Sua música ecoa por aí, sem fronteiras.

Nosso novo documentário A Vila dos Três Apitos, em fase de filmagens, busca reunir na tela o tempo passado e presente. Fomos buscar Noel Rosa na Vila Isabel de hoje revirando suas memórias e o imaginário popular.

O filme passeia pelo Boulevard 28 de Setembro e suas calçadas musicais; investiga a Vila Operária e os remanescentes da antiga fábrica de tecidos dos Três Apitos; sobe e desce ladeiras do Morro dos Macacos, desvendando herdeiros do Samba. Percorre ruas e esquinas do bairro que é conhecido por sua boemia histórica e que um dia foi a moradia do poeta. Fomos conversar com quem vive e faz samba na Vila de hoje, visitamos arquivos, seguimos os rastros do legado musical de Noel Rosa na Vila Isabel. Uma extensa pesquisa em arquivos diversos cria os caminhos para uma interlocução entre estas novas imagens e o passado, uma tarefa para a montagem.

Antes da pausa nas filmagens por conta da pandemia do Covid-19, gravamos cenas do filme e também nosso primeiro intérprete, Dori Caymmi, cantando Último Desejo e Três Apitos. A ele se somarão outros nomes da música brasileira, em um filme homenagem que tinha a previsão de lançamento para dezembro de 2020, quando Noel faria 110 anos de vida, se não tivesse partido tão cedo, aos 26 anos. Com a nova realidade do mundo, a festa talvez tenha que esperar – ou migrar para o digital. Assim que for seguro voltaremos às filmagens e teremos novidades.